quarta-feira, 3 de outubro de 2018

3 de outubro, dia de eleição!

Dia 3 de outubro era o dia das eleições no Brasil!
Quatro presidentes foram eleitos nesta data: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e Fernando Henrique Cardoso, no seu primeiro mandato.Também neste dia eram realizadas as eleições estaduais e municipais.
 
Vamos ver como SamPaulo viu as eleições nos anos 50:
 
 - no segundo turno (que naquele tempo não havia)!
 
 

Em 1957, o Deputado Armando Falcão apresenta uma emenda constitucional dando o direito de voto ao analfabeto.Em sua justificativa diz: "O analfabeto é um cidadão brasileiro para todos os efeitos.Paga impostos,  é convocado para o serviço militar, é chefe de família, pertence a partidos políticos, integra associações de classe, participa de campanhas eleitorais, é comerciante, é agricultor, é industrial... O analfabeto tem o ônus da cidadania. Não pode ter, todavia, uma das prerrogativas ou faculdades essenciais, o que, mais do que injusto é iniquo e odioso." 

O projeto foi arquivado por decurso de prazo.





 

 
 





 Brizola vence as eleições para Governador do Rio Grande do Sul
 
 

 
Em 1959 Wilson Vargas (Partido Trabalhista Brasileiro) disputa com Loureiro da Silva (Partido Democrata Cristão e Partido Libertador) a Prefeitura de Porto Alegre.
SamPaulo era colorado (torcedor do Sport Club Internacional), mas não consegui identificar o jogador do "a pedido". 
 
 
Uma charge de Sampaio (irmão mais velho do SamPaulo), de 1950:
 
O CONVICTO - Sim, sou do PSD
O OUTRO - DE qual deles? Do PSD-A, do PSD-X, do PSD-Y ou do PSD-R?
 
" O lançamento oficial da candidatura de Getúlio Vargas pelo PTB em 17 de junho aprofundou ainda mais a crise do PSD, pois seus líderes se dividiram entre o apoio a Cristiano Machado e a lealdade ao ex-presidente. Aproveitando-se da crise pessedista, Getúlio fez alianças com o PSD em vários estados — Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Paraíba — onde as lideranças lhe eram mais fiéis. Dessa forma, o candidato do PSD foi “cristianizado”, expressão cunhada na época e que entrou para o vocabulário político nacional: ou seja, Cristiano Machado foi abandonado à própria sorte e sua candidatura ficou inteiramente esvaziada, uma vez que as lideranças pessedistas mais expressivas aderiram à candidatura Vargas, que venceu a eleição."
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário