quarta-feira, 27 de abril de 2022

SamPaulo e as guerras IV

 Anos 1990:

"Os Estados Unidos e o Iraque iniciaram seu conflito em agosto de 1990, quando Saddam Hussein ordenou às tropas de seu país a invasão do Kuwait. Os americanos desaprovaram a ação iraquiana, montaram uma coalizão militar com países aliados e expulsaram os soldados de Saddam do Kuwait. A guerra, porém, jamais terminou de fato – desde então, dezenas de ataques foram lançados no Golfo Pérsico."


1993:
Os presidentes dos EUA: George Bush (1989-1993), Bill Clinton (1993-2001) e Saddan Hussein (iraquiano, líder árabe).


"Entre 1991 e 1998, grandes operações militares atingiram o Iraque. Em 1993, aviões americanos, ingleses e franceses atacaram o país; em 1996, os EUA lideraram a operação 'Tempestade no Deserto. Além disso, vários ataques aéreos esporádicos atingiram alvos dos iraquianos."


1995: o premiê israelense Itzak Rabin, foi assassinado a tiros por um radical de direita em Israel. Minutos antes, ele havia participado de uma grande manifestação pela paz.



sexta-feira, 1 de abril de 2022

O golpe de primeiro de abril

 Isto vem de longe... (charges publicadas no jornal CLARIM em 1955)


Sobre o jornal "Clarim": "Brizola fundou e dirigiu, no decorrer do ano de 1955, o jornal em formato de tabloide Clarim, que chegou a atingir uma tiragem de 35 mil exemplares. Brizola usou a publicação para promover sua segunda candidatura à prefeitura de Porto Alegre, indicando e criticando os problemas da cidade, com o slogan 'Nenhuma Criança Sem Escola'."

A União Democrática Nacional, fundada a 7 de abril de 1945 como uma “associação de partidos estaduais e correntes de opinião”, mais tarde organizou-se com o partido.

"A história da UDN se relaciona, com a história de Vargas a partir das críticas frequentes a Getúlio e a qualquer coisa que tivesse relação com o presidente como: símbolos, realizações, pregações e o getulismo enquanto forma de governo."

"Atitudes antidemocráticas que a UDN teve em algumas conjunturas históricas: a tentativa de impugnar as eleições de 1950 e 1955 após seus candidatos serem derrotados nas urnas; o posicionamento contrário à posse constitucional do vice-presidente eleito João Goulart na época da renúncia de Jânio Quadros e por fim, o fato de ter sido um dos principais articuladores do golpe de estado de 1964, que instaurou um regime autoritário no Brasil. Uma das medidas desse governo foi a extinção dos partidos políticos - inclusive a UDN - através do Ato Institucional n°2." Mayra Poubel em

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/uniao-democratica-nacional-udn/

1961:

Depois do golpe de 1º de abril de 1964:



Publicadas em 1964:


outubro de 1968:

novembro de 1969:



E parece que a nossa política não mudou muito desde então:

1963 
e a solução para as crises ainda será a mesma?

Responsável pelo acervo e editora: Maria Lucia P. Sampaio