Neste momento, para a minha alegria, o número é este!
Em 3 de maio de 2012, dia do aniversário do meu tio Paulo (que a maioria de vocês conhece por SamPaulo), tive a ideia de fazer este blog para homenageá-lo. Só depois me dei conta de que mais do que uma homenagem seria uma forma de mantê-lo na memória dos que conheceram o seu trabalho e, ao mesmo tempo, apresentá-lo aos que não conheceram. Ele faleceu em fevereiro de 1999, portanto, algunas dos atuais "leitores" deste blog ainda não haviam nascido ou eram crianças.
Mas, rsrs, como este tio me dá trabalho! A edição não é uma tarefa nada fácil. Tento postar o que se relaciona com o tema do momento e muitas vezes tenho que pesquisar: ou para entender a charge, ou para esclarecer o leitor. E fico reclamando diretamente pra ele, rsrs. Mas, depois de pronta a postagem fico bem orgulhosa (será que orgulho é pecado, rsrs?), o cara é genial!
Então, imaginem o quanto estou feliz, gratificada e, de novo, orgulhosa com estas mais de 180.000 visualizações. Espero que lá onde meu tio esteja, também fique feliz!
Meu muito, muito, muito obrigada a vocês e a todos os que me estimulam nesta tarefa, principalmente, as minhas tias Eneida (viúva do SamPaulo) e Theresa (sua irmã gêmea), meu marido Xico e meus amigos. Um agradecimento especial ao amigo Dodó Macedo, lá do Piaui, que publica o trabalho do SamPaulo em seu muito bom blog! https://domacedo.blogspot.com/
Grande abraço a todos, Maria Lucia
Escolhi algumas charges que mostram como SamPaulo estava "antenado" para o que estava acontecendo no seu entorno e no mundo, não só na política:
Em 1966, é celebrada no Brasil a primeira missa em ritmo de iê
iê iê.
Mas, nos anos 1960, dois métodos contraceptivos se popularizam: a pílula anticoncepcional e o DIU (Dispositivo Intrauterino).
E a Igreja Católica continua condenando o uso de métodos contraceptivos artificiais.
1981
No início dos anos 1980, aparece a "traça do tomateiro",
o que causa o aumento no uso de agrotóxicos.
Em 1981, realiza-se em Porto Alegre o IV Congresso Nacional das Trabalhadoras domésticas. Nas discussões foi discutida a
reivindicação pelo reconhecimento da
categoria doméstica na
Consolidação das Leis
do Trabalho (CLT).
Mas, somente em 2015 "os direitos de trabalhadores domésticos foram
igualados às demais conquistas inseridas na Consolidação das Leis do Trabalho
(CLT): jornada de 44 horas semanais, garantia do salário mínimo, pagamento do 13º salário passaram e de horas extras, direito a férias, etc.."
1982
no mesmo ano, reconhece o empoderamento feminino:
Não sei a data da charge, mas Jair Soares governou o Rio Grande do Sul entre de março de 1979 até maio de 1982.
Desde os anos 1980, registrava a nossa falta de cuidado com o meio ambiente:
Como dizia Camões, "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Será que esta charge hoje seria considerada racista?p.s. "Floresta Negra" foi um famoso restaurante de Porto Alegre e os olhinhos são de jogadores de futebol.
E não posso terminar a postagem sem dar uma chance para o Sofrenildo. Em 1966, SamPaulo se transfere do Diário de Notícias para a Caldas Junior (Correio do Povo e Folha da Tarde).