terça-feira, 16 de junho de 2020

CENSURA NUNCA MAIS! Solidariedade ao chargista Renato Aroeira


O ministro da Justiça pediu ontem à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República (PGR) que abram um inquérito para investigar esta charge do Aroeira, reproduzida pelo jornalista Ricardo Noblat em sua coluna, que associa o presidente Jair Bolsonaro ao nazismo.
Reproduzo aqui trechos da "Carta aberta em defesa da liberdade artística e ao direito ao humor" assinada pela Associação dos Cartunistas do Brasil, Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo:
"A imagem, uma clara alusão a ausência de políticas sanitárias em plena pandemia causada pelo vírus da Covid-19, mostra uma cruz vermelha (símbolo da saúde) transformada em uma suástica pelas mãos autoritárias do presidente. O absurdo da iniciativa fica evidente quando sabemos que 'O pedido de investigação leva em conta a lei que trata dos crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, em especial seu art. 26'".
"Como se não bastasse isso, os desenhistas Laerte, João Montanaro, Alberto Benett e Cláudio Mor estão sendo interpelados na Justiça pela publicação de cinco charges críticas à violência policial."
"A função de toda boa charge é a de através do humor refletir e comentar por meio do desenho os acontecimentos de interesse do cidadão. A charge não é uma criação do nada, mas sim o termômetro do que o povo fala pelas ruas."
Alguns cartunistas também prestaram solidariedade:
 Quinho
 

Latuff

Miguel Paiva


Angel Boligan 



Duke


Vitor Teixeira

Julio Cabral


                                                                        Gilmar


E a nossa solidariedade a Aroeira com a charge de SamPaulo de 1992.

Assine e compartilhe o abaixo assinado em apoio a Aroeira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário