De 1960 a 1969, SamPaulo ilustrou os calendários da "Ernesto Neugebauer S.A.- Indústrias Reunidas". Eu lembrava deles porque na época curtia muito e, como a Neugebauer ainda existe, fiz contato, mas ninguém sabia nada sobre eles (os donos hoje são outros).O acervo do SamPaulo está sob os cuidados do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, da P UC-RS* e imaginei que os calendários poderiam estar lá. Dito e feito, foram localizados graças à pesquisa realizada pela sua colaboradora Marisa Ines Souza Da Silva. Não posso negar que fiquei bastante emocionada.Abraço a todos, Maria Luciap.s.1. naquele tempo chamávamos o calendário de "folhinha";p.s.2. meu agradecimento à Marisa e à Daniela Christ, pela gentileza de sempre; p.s.3. agradeço, também, a Rodrigo Vontobel, um dos atuais proprietários da Neugebauer; pela alegria demonstrada ao receber os calendários que não conhecia;p.s 4.os calendários tinham quatro folhas, com três meses em cada uma e eram ilustradas com temas infantis e sempre havia uma referência ao produtos da Neugebauer.
1960 TRAVESSURAS
1961 GAÚCHOS
1962 CIDADES DO BRASIL
1963 RIO GRANDE DO SUL
1964 CLÁSSICOS DA LITERATURA INFANTIL
Conheça o Delfos: https://www.pucrs.br/delfos/
Genial! Gracias por compartilhar, Maria Lucia
ResponderExcluirbeijo!
ExcluirQue lindezas, e que prazer rever essas *folhinhas*! Maria Betânia Champagne
ResponderExcluirbeijo!
ResponderExcluirBom dia, Maria Lúcia, alegria imensa de receber estas postagens lindas do admiravel chargista SamPaulo! Adorei! muito obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirAbraços. Marisa / Delfos/PUCRS
Abraço, querida. Só foi possível com o teu empenho!
ExcluirQue matavilha!!
ResponderExcluirobrigada!
ExcluirQue maravilha! O Sampa é o máximo! Ambientava muito bem suas piadas em cenários conhecidos.
ResponderExcluirOntem vi na prateleira do supermercado uma embalagem comemorativa do chocolatinho Refeição. E não é que me comovi?
PS: em 1977 ou 78 desenhei um gabinete para a Neugbauer, que era encartado numa embalagem de chocolates variados da fabricante.
Obrigado por nos lembrares disso tudo, Maria Lúcia.
Entendo bem se comover com as boas lembranças da infância da gente. Eu que agradeço! Abraço, Maria Lucia
Excluir