Calendários do SamPaulo, parte III

 


De 1960 a 1969, SamPaulo ilustrou os calendários da "Ernesto Neugebauer S.A.- Indústrias Reunidas". Eu lembrava deles porque na época curtia muito e, como a Neugebauer ainda existe, fiz contato, mas ninguém sabia nada sobre eles (os donos hoje são outros).

O acervo do SamPaulo está sob os cuidados do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, da P UC-RS* e imaginei que os calendários poderiam estar lá. Dito e feito, foram localizados graças à pesquisa realizada pela sua colaboradora Marisa Ines Souza Da Silva.

Não posso negar que fiquei bastante emocionada.

Abraço a todos, Maria Lucia

p.s. 1. naquele tempo chamávamos o calendário de "folhinha";

p.s. 2. meu agradecimento à Marisa e à Daniela Christ, do Delfos, pela gentileza de sempre;

p.s. 3. agradeço, também, a Rodrigo Vontobel, um dos atuais proprietários da Neugebauer, pela alegria demonstrada ao receber os calendários que não conhecia;

p.s 4-.os calendários tinham quatro folhas, com três meses em cada uma e eram ilustradas com temas infantis e sempre havia uma referência aos produtos da Neugebauer.


   Em 1968, os calendários tiveram como tema as profissões:



Aqui SamPaulo colocou Paulo Berquó de Sampaio, 
seu filho mais velho, como o dentista



   Em 1969, o tema foi "Artes":
"Romeu e Julieta" (William Shakespeare)

"Vênus de Milo" (autor desconhecido)

Na partitura está escrito "Vienense" e "Neugebauer". 
Johann Strauss compôs uma valsa chamada "Bombons Vienenses" 

"Monalisa" (Leonardo da Vinci)
Chamada para programa publicada no "Diário de Notícias"

Mais calendários em:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 de fevereiro, um dia triste

SamPaulo e outros Papas

Calendários do SamPaulo, parte II