7 de fevereiro, um dia triste
Há 26 anos em Porto Alegre, SamPaulo nos deixou. Certamente, o dia a dia dos gaúchos ficou mais triste, sem as suas charges diárias e sem as aventuras do Sofrenildo, personagem sofredor criado por ele nos anos 1960. As tirinhas eram publicadas aos domingos no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, mas lido em todo o Rio Grande do Sul. Na mesma época, na Rádio Guaiba, o jornalista Flávio Alcaraz Gomes apresentava todas as manhãs um programa de grande audiência. Um dos convidados usuais era o poeta Jayme Caetano Braun (1924-1999), considerado o maior payador* do Estado e um de seus poetas mais importantes. * assim é chamado no Rio Grande do Sul e nos países vizinhos o trovador, que recita poesias improvisadas ou não. Grande amigo de SamPaulo, o editor Paulo Flávio Ledur, ao revisar um livro com improvisos do poeta, encontrou esta "pérola": "E domingo me deu saudade/ O Correio Dominical/ Quando SamPaulo ge...










Como sempre, maravilhosos!:D
ResponderExcluirBeijos
Luene
Não é pra me gabar, mas o cara era muito bom mesmo! Beijo e obrigada, Querida
ResponderExcluirMaria Lucia
Puxa... meus parabéns pelo Blog divulgando o maravilhoso trabalho do SamPaulo.
ResponderExcluirInfelizmente só o conheci hoje, depois que o Adão Iturrusgarai postou no Facebook uma tira e o endereço.
Tenho 40 anos e eu e meus pais dávamos muitas risadas com o Sofrenildo na época do Correio do Povo. Começou ali min ha admiração pelos cartuns do Sampaulo (mesmo que não entendesse alguns, pois era ainda uma criança).
Como bem falou o Adão. SamPaulo, um gênio do cartum gaúcho. E eu complemento como um gênio do cartum brasileiro e mundial
"Anônimo" fico muito feliz com as tuas palavras. No dia do aniversário dele, 3 de maio, resolvi fazer esta homenagem e a aceitação é surpreendente.
ResponderExcluirSou sobrinha dele e tenho comigo quase tudo o que ele publicou.
Abraço
Maria Lucia