sábado, 10 de maio de 2025

SamPaulo e outros Papas

Infelizmente, SamPaulo faleceu em 1999 e em várias oportunidades pensamos qual seria a charge ele faria. Então, busco no meu acervo alguma charge antiga relativa à acontecimento semelhante e, quando não encontro, publico trabalhos de outros cartunistas. Mas, hoje, encontrei.

Abraço a todos, Maria Lucia.

junho de 1980

O Papa João Paulo II foi o primeiro papa a beijar o chão ao chegar para visita a um país. Fez isso em sua primeira visita ao Brasil, em 1980, e essa prática se tornou um dos seus gestos mais emblemáticos, sendo repetido em suas viagens subsequentes a diversos países.


1981

Karol Józef Wojtyła, o Papa João Paulo II, era polonês e foi o primeiro papa não italiano em 455 anos.


1982

Durante o papado, João Paulo II sobreviveu a duas tentativas de assassinato, uma em maio de 1981, na Praça de São Pedro, no Vaticano, e outra em maio de 1982, no Santuário de Fátima, em Portugal.

Na primeira, foi atingido por dois tiros diante de milhares de pessoas quando passava em um carro aberto cumprimentando os fiéis.

Na segunda, estava em Fátima para agradecer por ter sobrevivido ao atentado no ano anterior. Um fanático o feriu a com uma baioneta.


1983
João Paulo II, confessa que apoia Lech Walesa, um importante líder político polonês e ativista dos Direitos Humanos e foi um dos fundadores do sindicato Solidariedade e, entre 1990 e 1995, foi Presidente da Polônia. O militar deve ser general Jaruzelski, político e líder de da República Popular da Polônia de 1981 a 1989.
Segundo Walesa, "50% da queda do Muro corresponde a João Paulo II, 30% ao Solidariedade e a Lech Walesa, e apenas 20% ao resto do mundo".


Mas, nem sempre a fumaça branca sinalizou a escolha de um novo Papa. 
                                                   1983
Neste ano, o engenheiro Joao Antônio Dib foi indicado à prefeitura de Porto Alegre pelo governador Jair Soares. A indicação quase três anos. Dib foi o último prefeito a ocupar o cargo sem ter sido eleito.[

4 comentários: