quarta-feira, 31 de março de 2021

DITADURA NUNCA MAIS!

Quem não viveu a ditadura militar brasileira, instaurada através de um golpe de estado em 31 de março de 1964,  pode  até tentar imaginar como foi este período, mas me parece bem difícil que chegue próximo da realidade.

Foram 21 anos de ditadura: repressão a toda manifestação contrária ao regime, perseguição e prisões arbitrárias, total desrespeito aos direitos humanos, restrições à participação política, tortura e morte dos opositores ao regime, censura à imprensa e às artes, exílio, cassação de políticos, deposição de autoridades eleitas, aumento da desigualdade, reformas do ensino (supressão de matéria que estimulavam a reflexão), início da devastação da Amazônia com a perseguição  e morte aos que se opuseram, desmantelamento das universidades, falta de transparência, corrupção e o medo que nos acompanhava. E por isto gritamos: DITADURA NUNCA MAIS!

Maria Lucia, editora


1972


1980


Ao chegar ao poder os militares extinguiram os partidos políticos, mas em 1966 criaram a ARENA (Aliança Renovadora Nacional), partido oficial do governo, e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), uma oposição controlada. Na época chamados de o "partido do sim" e o  "partido do sim, senhor".






1980

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)
ligada à Igreja Católica, 
desempenhou importante papel na luta contra a ditadura.




Houve um momento, em 1984, que só a Argentina vivia numa democracia:


Mais charges de SamPaulo sobre o golpe de 1964:


http://sampaulocartunista.blogspot.com/2014/11/coisas-da-ditadura.html

Sobre a ditadura brasileira:

https://memoriasdaditadura.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário