segunda-feira, 12 de abril de 2021

60 anos da primeira viagem de um homem ao espaço

Foi em 12 de abril de 1961 que o cosmonauta* Yuri Gagarin (ou Юрий Алексеевич Гагарин) deu uma volta ao redor da terra, num voo que durou 108 min. Foi uma vitória da União Soviética sobre os EUA na chamada "corrida espacial"!

* para os norte americanos eram astronautas e para os soviéticos eram cosmonautas.  Ástron (que significa estrela) ou cosmo (o mesmo que universo) + nautes (navegante ou marinheiro). 


No meu acervo, só encontrei esta charge específica sobre Gagarin.  No mesmo dia em que ele fez o seu passeio no espaço, começou em Jerusalém o julgamento de Adolf Eichmann, responsável durante a 2ª Guerra pela deportação de centenas de milhares de judeus para campos de concentração.

O prédio do tribunal em Jerusalém parecia uma fortaleza. Centenas de policiais controlavam as saídas. Especialmente para os 500 jornalistas que faziam a cobertura do julgamento, foi montada uma sala com telégrafos e telefones. Protegido por vidros blindados, o réu insistiu o tempo todo em sua inocência.

https://www.dw.com/pt-br/1961-julgamento-de-adolf-eichmann/a-785685


Depois desta primeira viagem espacial tripulada, muitas e muitas outras se seguiram. 




Em 1962, Jonh Glenn, foi o primeiro astronauta dos EUA a viajar no espaço:

Em 1998, o mesmo astronauta, aos 77 anos, esteve novamente no espaço. E neste ano, estourou nos EUA um escândalo com a revelação de que o presidente Clinton teve relações sexuais no Salão Oval da Casa Branca com uma estagiária.


Mais em:


Antes de enviar um ser humano ao espaço, foram feitos testes com cachorros e camundongos, gerando protestos em função da morte de alguns deles.



A corrida espacial entre a  União Soviética e EUA, havia iniciado em 1957.

Os soviéticos foram os primeiros a mandar um satélite artificial ao espaço, o Sputnik I, em 4 de outubro de 1957. A ação russa foi interpretada pelos norte-americanos como um desafio e, quatro meses mais tarde, colocaram em órbita o seu satélite, Explorer I.




E em meio à corrida espacial, em 1962, a manchete do Diário de Notícias é muito atual, rsrs


E em 1965, pela primeira vez, dois astronautas norte americanos vão juntos ao espaço.


Em 17 de julho de 1975, 
o projeto Apollo-Soyus onde as naves espaciais Apollo, americana, e Soyus, soviética, encontraram-se e se acoplaram no espaço põe fim à corrida espacial.



Dia 9 de abril, morreu o príncipe Philip, marido da rainha Elisabeth e parece que nem tudo foi tranquilo na relação do casal real. Em 1957, houve rumores de que Philip teria traído a rainha.


A história está aqui:



E ontem, houve em algumas cidades brasileiras uma "Marcha da Família Cristã pela Liberdade".
Quem lembra das "Marchas pela Família com Deus pela liberdade" convocadas pela  TFP (Sociedade Brasileira de defesa da Tradição, Família e Propriedade), antes do golpe de 1964?


Nenhum comentário:

Postar um comentário