sábado, 3 de abril de 2021

Feliz Páscoa com SamPaulo!

 Prezados,

o acervo completo de SamPaulo está no Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural - PUCRS. Antes da doação, digitalizei muitas charges, mas sobre alguns temas o meu "estoque" acabou.

Então, nesta Páscoa, assim como em 2020, vai ser só repeteco. Obrigada pelos acessos, um grande abraço a todos e Feliz Páscoa! 

Maria Lucia, editora


Já nos anos 1960, na época da Páscoa, peixe e chocolates subiam de preço!









A Sexta-Feira Santa, é dia de sacrifícios para os católicos, pela morte de Jesus. Como a refeição deveria ser simples. Na época, a carne vermelha era um artigo de luxo e o peixe era abundante e barato, por isto a escolha do peixe. 

Não parece hoje a carne ser artigo de luxo? rsrs


E os ovos de Páscoa?

“o ovo é um símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início da primavera. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo. Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa.”*



Eram chamadas de coelhinhas as moças que trabalhavam nos eventos patrocinados pela Revista Playboy e se vestiam de coelhinhas sexy´s:



E parece que os tempos não mudaram muito:


*https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo_de_P%C3%A1scoa#Origem

Nenhum comentário:

Postar um comentário