quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Eleições outra vez!

1958:

COAP era o órgão que regulava os preços.


-"Aproveite pessoal! Esta 'boca' só dura até 3 de outubro!
(tradicionalmente, as eleições eram realizadas no dia 3 de outubro)


1959
Cacareco foi um rinoceronte do Zoológico de São Paulo que nas eleições de 1959 para vereador ganhou cerca de 100 mil votos porque, na época, a eleição era realizada com cédulas de papel e os eleitores escreviam o nome de seu candidato. Cacareco foi um dos mais famosos casos de voto de protesto ou voto nulo em massa da história da política brasileira, uma vez que se tornou o "candidato" mais votado do pleito. O partido mais votado não chegou a 95.000 votos.

Cacareco ganhou até uma marchinha no Carnaval de 1960:

https://www.youtube.com/watch?v=PNNlH_VYKhk&ab_channel=lucianohortencio


Durante muitos anos, Dom Vicente Scherer foi o mais importante e respeitado líder religioso católico do Rio Grande do Sul. Em 1963, conforme a manchete do Diário de Notícias, ele pedia:








Sabemos que em 1964 tivemos um golpe de estado no Brasil. Em outubro de 1965, o presidente Castello Branco editou o Ato Institucional n° 2 que, entre outras medidas, pôs fim ao pluripartidarismo ao extinguir os partidos políticos. No início de 1966, foram organizados os dois partidos que dividiriam a cena política brasileira nos anos seguintes: o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (Arena). O MDB assumiu o papel de partido de oposição, e a Arena se tornou o partido do governo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Em 1968, o presidente Costa e Silva decretou o Ato Institucional número 5, o AI-5, que deu plenos poderes ao governo. O Congresso foi fechado e diversos parlamentares tiveram seus direitos cassados. Em 1972, foram restauradas as eleições diretas para senador e prefeito, exceto para as capitais.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


mais sobre eleições em:
 

p.s. - Paulo Flávio Ledur, grande amigo e editor de SamPaulo, nos faz um convite:



Nenhum comentário:

Postar um comentário