Morreu Delfim Netto, o economista da ditadura que não deixa saudade para a maioria dos brasileiros que ficaram esperando a divisão do bolo que ele prometeu.
Trecho de matéria publicada ontem no UOL:
"Delfim é o autor da célebre frase
de que é preciso "fazer o bolo crescer, para depois dividi-lo",
defendendo que primeiro era necessário impulsionar o PIB para depois dividir a
riqueza entre a população. Esta última etapa não aconteceu."
"Delfim ficou marcado também por ter sido um dos signatários do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), de dezembro de 1968, que endureceu o regime militar e permitiu a perseguição a rivais políticos do governo... a suspensão dos direitos políticos de qualquer cidadão, a intervenção nos governos estaduais e municipais e cassar mandatos eletivos. Este período ficou conhecido como o mais sangrento da Ditadura Militar no Brasil.
Como ministro da Fazenda, foi o nome do "milagre econômico", em que a facilidade de empréstimos impulsionou o consumo e a produção de bens duráveis em território nacional, especialmente eletrodomésticos e automóveis. As medidas fizeram a economia brasileira crescer cerca de 11% ao ano, mas o período também ficou marcado pelo aumento da concentração de renda no Brasil."
Não faz muito, declarou que assinaria novamente o AI-5 e em 2011, no programa "Roda Viva" soltou esta perola: “A empregada doméstica, infelizmente, não existe mais, ela desapareceu. Quem teve este animal, teve. Quem não teve, nunca mais vai ter"
Pois é, este foi Delfim Netto, de triste memória.
SamPaulo, publicou várias charges sobre ele e na maioria fala em "pacote". Curiosamente, só encontrei o termo numa matéria do Nassif no GGN*, apesar de ter pesquisado bastante. Vamos às charges:
em 1968. Infelizmente, só mudam as moscas. ICM = Imposto sobre Circulação de Mercadorias IPM = Inquérito policial militar
O ano de 1979 foi proclamado, pelas Nações Unidas, o Ano Internacional da Criança
1979
* https://jornalggn.com.br/memoria/a-morte-de-delfim-netto-de-pai-do-milagre-a-guru-na-democracia/
Sobre Delfim:
https://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/personas/delfimNetto.html
Sobre o AI-5:
https://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/personas/delfimNetto.html
E já que estamos falando em pacotes, mais uma charge ainda pelo "Dia dos Pais":
Charge do Fraga hoje, no jornal Zero Hora de Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário