Blog dedicado à divulgação da obra do cartunista e chargista gaúcho SamPaulo (Paulo Brasil Gomes de Sampaio/ 1931-1999). Editado por sua sobrinha Maria Lucia P. de Sampaio.
domingo, 13 de abril de 2025
Calendários do SamPaulo, parte III
Mais calendários em:
terça-feira, 18 de março de 2025
VIVA!!!!!!
SamPaulo, nesta semana estaria muito, mas muito, mas muito feliz.
O Internacional, depois de um longo e tenebroso jejum de 9 anos, é o Campeão Gaúcho de 2025. E não esqueçamos um detalhe importante: ganhou o título no GreNal!
A Escola de Samba Imperadores do Samba, sua escola do coração, é a campeã do carnaval de Porto Alegre, pela vigésima segunda vez!
O CLUBE DO POVO e a ESCOLA DO POVO estão de parabéns!
E para completar, a Associação de Quadrinistas do Rio Grande do Sul (AQUARIOS) lançou o primeiro Prêmio Sofrenildo, que vai premiar o trabalho dos profissionais gaúchos de quadrinhos gaúchos que desenvolveram trabalhos de excelência durante o ano de 2024.
Imaginem só a felicidade do SamPa!
Em 1992, a Imperadores foi vice-campeã do Carnaval com o tema "Teatro de Bonecos, Arte Popular". SamPaulo e o Sofrenildo estavam lá:
O troféu Sofrenildo está lindo!
Nosso agradecimento a Guilherme Smee, idealizador do concurso.
E quanto ao Sport Club Internacional:
1969
terça-feira, 4 de março de 2025
Verão, carnaval...
Infelizmente, sobre este tema tenho poucas charges que ainda não postei. Mas, foi com muita alegria que recebi do meu vizinho Marcio Santos, nesta semana, uma charge que eu não lembrava e muito atual!
Foi publicada na ZH, em 13 de janeiro de 1992.
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025
7 de fevereiro, um dia triste
Há 26 anos em Porto Alegre, SamPaulo nos deixou. Certamente, o dia a dia dos gaúchos ficou mais triste, sem as suas charges diárias e sem as aventuras do Sofrenildo, personagem sofredor criado por ele nos anos 1960. As tirinhas eram publicadas aos domingos no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, mas lido em todo o Rio Grande do Sul.
Na mesma época, na Rádio Guaiba, o jornalista Flávio Alcaraz Gomes apresentava todas as manhãs um programa de grande audiência. Um dos convidados usuais era o poeta Jayme Caetano Braun (1924-1999), considerado o maior payador* do Estado e um de seus poetas mais importantes.
* assim é chamado no Rio Grande do Sul e nos países vizinhos o trovador, que recita poesias improvisadas ou não.
Grande amigo de SamPaulo, o editor Paulo Flávio Ledur, ao revisar um livro com improvisos do poeta, encontrou esta "pérola":
"E domingo me deu saudade/ O Correio Dominical/ Quando SamPaulo genial/ Me trouxe ali transplantado/ Um Sofrenildo coitado/ Pedindo cola a um fiscal"
Não deve ser referir a esta charge, mas como o tema é o mesmo resolvi postar. Fico imaginando o Sofrenildo pedindo cola para o fiscal da prova, rsrs, tadinho...
Então, vamos matar a saudade!
dezembro de 1967
.
https://sampaulocartunista.blogspot.com/2024/02/25-anos-sem-sampaulo.html
https://sampaulocartunista.blogspot.com/2023/02/saudade-do-sampa.html
https://sampaulocartunista.blogspot.com/2021/02/22-anos-sem-sampaulo.html
https://sampaulocartunista.blogspot.com/2019/02/20-anos-sem-sampaulo.html
https://sampaulocartunista.blogspot.com/2016/02/17-anos-sem-sampaulo.html
domingo, 2 de fevereiro de 2025
Nossa Senhora dos Navegantes
Em Porto Alegre, no dia dois de fevereiro, milhares de pessoas se reúnem para homenagear Nossa Senhora dos Navegantes com missa, procissão, festa e muita melancia. Trazida pelos açorianos, há 150 anos esta tradição se repete!
Até 1989, a procissão era no Rio Guaíba com os barcos saindo do cais do porto e levando a imagem da santa até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Com o desastre ocorrido naquele ano, no Rio de Janeiro, com o barco "Bateau Mouche", a legislação se tornou mais exigente e a procissão deixou de ser fluvial.
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Calendários do SamPaulo, parte II
De 1960 a 1969, SamPaulo ilustrou os calendários da "Ernesto Neugebauer S.A.- Indústrias Reunidas". Eu lembrava deles porque na época curtia muito e, como a Neugebauer ainda existe, fiz contato, mas ninguém sabia nada sobre eles (os donos hoje são outros).O acervo do SamPaulo está sob os cuidados do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, da P UC-RS* e imaginei que os calendários poderiam estar lá. Dito e feito, foram localizados graças à pesquisa realizada pela sua colaboradora Marisa Ines Souza Da Silva.
Não posso negar que fiquei bastante emocionada.
Abraço a todos, Maria Luciap.s. 1. naquele tempo chamávamos o calendário de "folhinha".p.s. 2. meu agradecimento à Marisa e à Daniela Christ, do Delfos, pela gentileza de sempre!p.s. 3. agradeço, também, a Rodrigo Vontobel, um dos atuais proprietários da Neugebauer, pela alegria demonstrada ao receber os calendários que não conhecia!
Os calendários tinham quatro folhas que eram ilustradas com temas infantis.
1966 A história da Neugebauer
.jpg)
Neste ano, foi inaugurada a iluminação das pistas do Hipódromo do Cristal