domingo, 2 de fevereiro de 2025

Nossa Senhora dos Navegantes

Em Porto Alegre, no dia dois de fevereiro, milhares de pessoas se reúnem para homenagear Nossa Senhora dos Navegantes com missa, procissão, festa e muita melancia. Trazida pelos açorianos, há 150 anos esta tradição se repete!

Até 1989, a procissão era no Rio Guaíba com os barcos saindo do cais do porto e levando a imagem da santa até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes. Com o desastre ocorrido naquele ano, no Rio de Janeiro, com o barco "Bateau Mouche", a legislação se tornou mais exigente e a procissão deixou de ser fluvial. 

São os remadores dos clubes de remo da cidade que conduzem a imagem da santa pelas ruas. A foto é de Jorge Leão, publicada no site do "Brasil de Fato".

A tradição da melancia, é explicada pelo jornalista Walmaro Paz, no mesmo site:
"A coincidência da data com o apogeu da safra de melancias, fez também que a festa ficasse conhecida na zona Norte da Capital como a Festa da Melancia. Os frutos eram trazidos por enormes barcaças que desciam os rios Caí e Jacuí e as vendiam na doca das frutas do porto. Estes mesmos barcos participavam da procissão fluvial que levava a imagem de Nossa Senhora da Igreja do Rosário, no centro histórico, até o cais do porto, e depois num barco acompanhado por centenas de outras embarcações lotadas de pessoas até o cais de Navegantes, onde é hoje a ponte do Guaíba."
SamPaulo, publicou várias charges sobre este festa que já foram postadas:




Sobre o naufrágio do Bateau Mouche:


Nenhum comentário:

Postar um comentário